Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Tumores da Medula Espinhal

Saiba mais sobre Tumores da Medula Espinhal

O que é?

Os tumores da medula espinhal são massas anormais de tecido doente que crescem dentro ou ao redor ou da medula espinhal, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Segundo o especialista, os tumores da coluna podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos). Essa enfermidade costuma ser identificada de acordo com o estudo anatomopatológico (“biópsia”).

Já os tumores da medula espinhal desenvolvem-se entre suas bainhas protetoras ou na medula propriamente dita. O neurocirurgião explica que a maioria dos tumores que crescem dentro da medula espinhal são primários, ou seja, não se espalham para outras partes do corpo, e costuma ser benignos.

De acordo com o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, os tumores da medula espinhal classificam-se em tumores extradurais (crescem fora da dura-máter), tumores extramedulares intradurais (crescem por fora da medula espinhal e no internamente à dura-máter) e tumores intramedulares (crescem dentro da medula espinhal).

Sintomas

Os pacientes diagnosticados com tumores da coluna apresentam os seguintes sintomas: dores nas costas (que pode se espalhar pelos quadris, pernas, pés ou braços, e piorar com o tempo), perda de sensibilidade ou fraqueza nas pernas, braços ou no peito, diminuição da sensibilidade à dor, ao calor ou ao frio, perda da função da bexiga ou do intestino, paralisia (pode ocorrer em diferentes graus e em diversas partes do corpo).

Indicação

Por se tratar de enfermidade num local extremamente nobre e que, caso não tratadas, podem inclusive deixar sequelas permanentes, o acompanhamento e o tratamento dos tumores de coluna e medula espinhal deve ser bastante criterioso, em algumas situações seguido por radioterapia e/ou quimioterapia, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Procedimento

Nas cirurgias de tumores de coluna e medula espinhal, o procedimento busca a retirada do tumor e alívio da dor e preservação das funções neurológicas, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

Como parte do tratamento dos tumores de coluna e medula espinhal e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/coluna-e-medula/.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre os tumores de coluna e medula espinhal? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp