Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Punção Lombar

Saiba mais sobre Punção Lombar

A punção lombar é um procedimento pouco invasivo utilizado para diagnosticar infecções meníngeas e outras enfermidades que afetam o sistema neurológico com a utilização de uma agulha para colheita de líquido cefalorraquidiano, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Com esse exame é possível medir a pressão do líquor, verificar se existe presença de sangue ou pus na medula, investigar determinados tipos de cânceres ou, ainda, injetar medicamentos.

Sintomas

A realização da punção lombar é recomendada para diagnosticas infecções, inclusive as meníngeas, enfermidades neurológicas, cânceres ou, ainda como parte do tratamento de doenças que requerem a aplicação de remédios diretamente na medula, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Indicação

A punção lombar é indicada para pacientes com suspeita de infecções ou inflamações no sistema nervoso central, ou, ainda, para medir a pressão do líquido cefalorraquidiano.

Esse exame permite um estudo detalhado desse líquido, já que é possível realizar análises bioquímicas, citológicas e microbiológica do líquor avaliando, por exemplo, proteínas, glicose, leucócitos, microrganismos e células neoplásicas.

Procedimento

A punção lombar é realizada através da inserção de uma agulha na região da coluna lombar, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Para esse exame, que costuma ser realizado em ambulatórios, é aplicada anestesia local. O paciente fica deitado em posição de decúbito lateral, com seu joelho e pescoço dobrados, ficando em posição fetal.

O especialista explica ainda que, depois da correta assepsia da área, é inserida uma agulha longa e fina entre as vértebras, para que o líquido cefalorraquidiano goteje. Em seguida, retira-se esta agulha e encaminha-se este líquido para análise.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

Como parte da aplicação da punção lombar e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio, coluna vertebral e nervos periféricos. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/exames-complementares/.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de punção lombar? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp