Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Metástases Cerebrais

Saiba mais sobre Metástases Cerebrais

O que é?

As metástases cerebrais são tumores que se originam em outras partes do corpo e se espalham para o interior dos tecidos do cérebro. A metástase cerebral é uma complicação de outras variedades de câncer e responde pelo grande percentual de mortes relacionadas a tumores malignos. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, dentre os tipos de câncer conhecidos pela medicina, os tipos com maior risco de evoluir para metástases cerebrais são os de pulmão, mama, melanoma, câncer renal e de cólon.

Sintomas

Os pacientes diagnosticados com metástases cerebrais costumam apresentar os seguintes sintomas: aumento da pressão intracraniana, dores de cabeça, vômitos, sonolência, crises convulsivas, alterações de comportamento, formigamento, alterações motoras e fraqueza.

Indicação

O tratamento das metástases cerebrais varia de acordo com o tamanho e tipo do tumor inicial e considerando, ainda, a saúde do doente. Em geral, envolvem o uso de medicamentos que diminuam os sintomas da enfermidade, como analgésicos, corticóide e anti-convulsionantes, combinados ao uso de terapias quimioterápicas ou radioterápicas, para combater a evolução do câncer inicial.

Procedimento

Além destes procedimentos, o tratamento das metástases cerebrais requer a realização de cirurgias, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Durante o procedimento, o tumor é retirado, diminuindo os sintomas da doença e aumentando a sobrevida do doente, além de melhorar sua qualidade de vida. A depender do tamanho e local do tumor, pode ser realizado uma técnica moderna de cirurgia chamada radiocirurgia. O especialista destaca ainda que é necessário alertar ao paciente sobre o risco de sequelas causadas pelo agravamento da enfermidade, caso não tratada.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

Como parte do tratamento da metástases cerebrais, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal e, ainda, aumentar a sobrevida do doente, desde que combinado com outros tratamentos que utilizem drogas quimioterápicas e/ou radioterápicas, com o objetivo de levar o câncer inicial à remissão completa. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/cranio.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre as metástases cerebrais? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp