Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Hematoma Epidural ou Extradural

Saiba mais sobre Hematoma Epidural ou Extradural

O que é?

O hematoma epidural ou extradural é causado por um acúmulo de sangue arterial entre a dura-máter (uma membrana que reveste o cérebro) e o crânio e é causado por uma lesão arterial, provocando hemorragia. Em grande parte dos casos, acontece no lobo temporal após o rompimento da artéria meníngea média.

Sintomas

Um paciente que apresente um quadro de hematoma epidural ou extradural pode apresentar dor de cabeça intensa, crise convulsiva, confusão mental, sonolência, paralisia, colapso e coma profundo, e se não submetida a uma neurocirurgia poderá evoluir com morte encefálica. De acordo com o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, é possível que uma pessoa com esta enfermidade apresente ainda o chamado “intervalo rápido de lucidez”, pois o paciente apresenta uma perda inicial de consciência, com recuperação espontânea, seguido novamente por nova perda de consciência, levando ao coma grave (“fala e morre”). O diagnóstico feito por exame de imagem: tomografia de crânio.

Indicação

Por se tratar de uma enfermidade que pode provocar a morte do paciente caso não seja diagnosticada rapidamente, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho recomenda que, ao ser identificado que o doente apresenta um hematoma epidural ou extradural este seja levado ao centro cirúrgico imediatamente, para que o problema seja corrigido. Caso seja um pequeno hematoma que não provoque compressão e desvio das estruturas encefálicas, deverá ser internado em regime de terapia intensiva (UTI), com exames neurológicos e de imagens sequenciais para acompanhamento e detecção precoce de aumento do hematoma ou da perda de consciência.

Procedimento

Como tratamento para o hematoma epidural ou extradural sintomático ou com desvio importante das estruturas encefálicas, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho recomenda que estes sejam drenados ou retirados através de uma craniotomia. Esses procedimentos buscam reduzir a pressão intracraniana, retirar o coágulo, garantindo o bom funcionamento do cérebro, controlar a hemorragia e impedir que um novo episódio deste tipo aconteça.

O neurocirurgião explica ainda que, após a realização do procedimento cirúrgico, a recomendação é de que seja acompanhada a evolução do quadro clínico do paciente, verificando, por exemplo, se há melhora no quadro do coma ou surgimento de nova hemorragia.  Caso o problema se repita, será necessário novo procedimento cirúrgico para garantir a sobrevivência do paciente.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

Como parte do tratamento de hematomas epidurais ou extradurais, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, retirando o paciente do risco de vida e o devolvendo às suas atividades habituais. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/cranio.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, precisas, seguras e bem indicadas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o hematoma epidural ou extradural? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp