Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Estimulação da Medula Espinhal

Saiba mais sobre Estimulação da Medula Espinhal

O que é?

A estimulação da medula espinhal é um procedimento utilizado para o tratamento de dor crônica e intratável dos membros ou do tronco, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Sintomas

A estimulação elétrica do sistema nervoso central, ocasionada pelos eletrodos presentes no equipamento implantado na região da coluna alivia os sintomas apresentados por pacientes portadores de enfermidades como fibrose epidural, neuropatia periférica grave, angina intratável e dores secundárias provocadas por cânceres com comprometimento ósseo.

Indicação

A realização da estimulação da medula espinhal é indicada para pacientes que já se submeteram a outros procedimentos, incluindo os minimamente invasivos, e não obtiveram alívio em suas dores.

O método é seguro, traz poucas complicações e requer repouso de poucas horas após a colocação dos eletrodos.

Procedimento

A estimulação da medula espinhal é realizada através de uma pequena cirurgia, onde um eletrodo é implantado na coluna vertebral. A região exata onde esse dispositivo será colocado varia de acordo com o local em que se deseja que ocorra a eletroestimulação, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Os dispositivos possuem diferentes tamanhos, formas e locais de aplicação. Segundo o especialista, os eletrodos são aplicados através da pele, com a utilização de anestesia local.

Após colocado, o aparelho libera constantes descargas elétricas no sistema nervoso central, mais precisamente na medula. Essa estimulação ativa as vias supressoras da dor, bloqueando eletrofisiologicamente os estímulos dolorosos.

O neurocirurgião explica ainda que, ao contrário do que algumas pessoas possam acreditar, a sensação relatada pelos pacientes submetidos ao tratamento de estimulação da medula espinhal é agradável, e semelhante a outros métodos analgésicos que inibem as dores.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

omo parte da aplicação da estimulação da medula espinhal e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/coluna-e-medula/.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de estimulação da medula espinhal? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp