Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Comorbidades em Cefaléia e Fatores de Risco Modificáveis

Saiba mais sobre Comorbidades em Cefaléia e Fatores de Risco Modificáveis

O que é?

As comorbidades em cefaléia e fatores de risco modificáveis são enfermidades que podem ser desencadeadas em pessoas com cefaléia, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Dentre as comorbidades que podem afetar estas pacientes estão doenças cardiovasculares e psíquicas.

O especialista explica ainda que os fatores de risco modificáveis para a cefaleia são estresse, predisposição familiar, ingestão de álcool, falta de alimentação e de sono.

Sintomas

Nas comorbidades em cefaléia e seus fatores de risco, os sintomas variam de acordo com a enfermidade relacionada, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Algumas pacientes podem apresentar, por exemplo, sensação de estar deprimida a maior parte do tempo, perda de prazer em realizar as atividades de rotina, sensação de inutilidade ou culpa excessiva, dificuldades de concentração, fadiga, perda de energia, insônia, agitação ou retardo psicomotor, perda ou ganho significativo de peso ou, ainda, ideias recorrentes de morte ou suicídio, como sintomas de comorbidades psiquiátricas.

Já dentre as comorbidades cardiovasculares, os sintomas apresentados são dores no peito e pressão arterial elevada.

Indicação

O tratamento das comorbidades em cefaléia e fatores de risco modificáveis envolve o combate às crises de cefaleia, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Em um primeiro momento é recomendada a utilização de analgésicos ou, ainda, antidepressivos, quando houver o diagnóstico de quadros de depressão ou ansiedade associadas à dores de cabeça.

No caso das doenças cardiovasculares, a recomendação é de combate aos sintomas iniciais de doenças como o enfarto, evitando o agravamento do quadro.

Procedimento

Quando o uso de medicamentos ou até mesmo terapias alternativas não se mostra eficaz na redução das comorbidades em cefaléia e fatores de risco pode ser necessária a realização de procedimentos, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Dentre os procedimentos disponíveis, pode-se contar com o uso da toxina botulínica para os casos das cefaléias do tipo enxaqueca.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

Como parte do tratamento das comorbidades em cefaleia e fatores de risco modificáveis e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/cranio.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o tratamento das comorbidades em cefaleia e fatores de risco modificáveis? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp