Deixe sua consulta Pré-Agendada --> CLIQUE AQUI

Cefaleia pós-punção dural

Saiba mais sobre Cefaleia pós-punção dural

O que é?

A cefaléia pós-punção dural é uma complicação muito comum após procedimentos de punção da dura-máter para diagnósticos, terapias ou raquianestesia, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Segundo o especialista, a cefaléia pós-punção dural ocorre por causa da perda do líquido cefalorraquidiano, através do orifício causado pela punção. Com essa perda, que costuma ser reposta em dias (aproximadamente uma semana) ocorre uma cefaléia que melhora quando assumido uma posição deitada.

O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho destaca ainda que esse tipo de dor de cabeça é mais frequente em pacientes jovens, de ambos os sexos.

Sintomas

Os pacientes diagnosticados com cefaléia pós-punção dural apresentam os seguintes sintomas: dor forte na região frontal e ou occipital, que aparece nas primeiras 48 horas após a punção, e pode se irradiar para o pescoço e ombros.

O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho destaca ainda que a cefaléia pós-punção dural pode vir acompanhada de outros sintomas, como rigidez na nuca, zumbido, hipoacusia, fotofobia, náuseas e sintomas neurológicos.

Indicação

O tratamento para a cefaleia pós-punção dural envolve o uso de medicamentos antiinflamatórios, corticoides e cafeína, além do repouso e hidratação após o procedimento, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Procedimento

Quando o uso de medicamentos e o repouso não trazem o resultado desejado, é necessária a realização de um pequeno procedimento, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Nesse tipo de procedimento, é realizado um blood patch. Aqui, o sangue do próprio paciente é infiltrado no espaço epidural. A fibrina presente no sangue cicatriza o orifício provocado pela punção, fazendo com que a cefaléia pós-punção dural seja tratada e eliminada.

Médico

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: https://paulowagner.com.br/dr-paulo-wagner.

Cirurgias relacionadas

Como parte do tratamento da cefaléia pós-punção lombar e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio, coluna e nervos. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://paulowagner.com.br/cranio.

Contato

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre cefaléia pós-punção dural? Clique neste link (paulowagner.com.br/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

CONSULTE A NOSSA AGENDA

WhastApp